A Paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, a 150 km de Curitiba, teve 28 imagens sacras destruídas – incluindo uma peça centenária – após um homem invadir o local na manhã do sábado (15).
Em nota, o bispo de São Mateus, Dom Walter Jorge, condenou o ato e alertou para o risco “especialmente neste período eleitoral” do “aumento de todo tipo de conflito por meio do ódio”. De acordo com o UOL, o suspeito de ter cometido o ataque já teria sido identificado e deverá responder pelo crime de vandalismo.
“Estamos presenciando alastrar-se pelo mundo, e também no Brasil, especialmente neste período eleitoral, todo tipo de conflito por meio do ódio que vai dividindo as pessoas, sobretudo usando as redes sociais, levando-os àquela divisão que só faz crescer o mal, que separa as pessoas, que não permite o diálogo, ensinando a ver em quem pensa diferente de nós um inimigo a ser combatido a qualquer preço. Certamente podem ser muitas as causas que levaram a pessoa que profanou nosso templo em São Mateus a ter feito o que fez, até mesmo um ato de pura insanidade. Mas, no contexto atual, temos que nos alertar para o fato de que possam existir motivações cujo objetivo é espalhar o medo e os conflitos no meio da sociedade”, disse um trecho da nota divulgada pelo bispo Dom Walter Jorge.