O governador do Amazonas, Wilson Lima, tem 24 horas para promover isolamento sanitário mais severo em todo o estado e se necessário aumentar do toque de recolher devido ao recrudescimento da covid-19 no estado. A determinação é da Subprocuradora-geral da República, Lindora Maria Araújo, decretada nesta sexta-feira, 22.
O prazo do governador se esgota neste sábado, 24, às 18 horas.
Na hipótese de acatamento da decisão, o governador deverá informar ao MPF as providências a serem adotadas. Em caso contrário apresentar justificativa.
Lindora advertiu, entretanto, que o MPF advertiu, por fim, que o seu descumprimento poderá implicar na adoção das providências cabíveis, inclusive responsabilização civil e penal dos envolvidos.
Entre os argumentos apresentados pela Subprocuradora-geral da República destaca-se o aumento do número de pessoas mortas no domicílio que, segundo ela, determina a incapacidade do sistema hospitalar de internar, intubar e tratar os pacientes com Covid-19 , de acordo com o pesquisador e epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz/Amazônia.
Com suporte em informações publicadas do G1, Lindora ressalta que situação, hoje, é pior do que a registrada no auge da pandemia em abril e maio do ano passado.
A decisão da Subprocuradora-geral da República repercutiu nos principais sites e jornais do país.
Veja decisão na íntegra aqui