O presidente Lula recebeu o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, no Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (30). Essa é a primeira visita de um chefe de estado ou de governo ao país desde o início do governo Lula, em 1º de janeiro.
O Palácio ainda tem muitas marcas do terrorismo bolsonarista do 8/1. Vidros trincados ainda são visíveis e há tapumes com o alerta ‘Atenção! Não encostar!’ no lugar de janelas, segundo o jornalista Teo Cury, da CNN Brasil.
Lula e Scholz discutirão uma série de temas relevantes na agenda bilateral, entre eles o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul e a defesa do meio ambiente, em um contexto em que a Alemanha vem pressionando o Brasil pela entrega de equipamentos militares à Ucrânia. Até o momento, o presidente Lula rejeitou tais pedidos.
???? AGORA: Chanceler alemão Olaf Scholz sobe a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, e é recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/MiJtfO8hLn
— Eixo Político (@eixopolitico) January 30, 2023
Chanceler alemão, Olaf Scholz, acaba de ser recebido pelo presidente Lula no Palácio do Planalto. O Brasil está de volta! A reconstrução segue firme. Vamos juntos! ?? ??? pic.twitter.com/kph7zc9Quz
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 30, 2023