×

No centenário de Darcy Ribeiro, professor Admir Ramos é convidado a falar do Darcy indigenista

O Evento conta com uma Exposição biográfica e a realização de um Seminário no Solar Jambeiro, em Niterói, a começar a partir das 9h com a participação do Prefeito de Niterói, Axel Grael

No centenário de Darcy Ribeiro, professor Admir Ramos é convidado a falar do Darcy indigenista

Evento está marcado para quinta-feira (1/12) no Solar Jambeiro, em Niterói, com exposição e um seminário abordando as interfaces presente do magnífico Darcy Ribeiro.

O Evento está marcado para quinta-feira (1/12) no Solar Jambeiro, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, com exposição de 15 banners seguido da realização de um seminário abordando as interfaces presente do magnífico Darcy Ribeiro.

A Prefeitura de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, mais a Direção Nacional do PDT, a Fundação Darcy Ribeiro e outros parceiros da educação, cultura, ciência e literatura uniram-se para celebrar os 100 anos de Darcy Ribeiro, ele que foi professor, antropólogo, indigenista, escritor, fundador da Universidade Nacional de Brasília, senador, vice-governador do Rio de Janeiro e tantas outras funções que exerceu no Brasil e no mundo durante o exílio.

O Evento conta com uma Exposição biográfica e a realização de um Seminário no Solar Jambeiro, em Niterói, a começar a partir das 9h com a participação do Prefeito de Niterói, Axel Grael e o Secretário Nacional do PDT, Dr. Manoel Dias, também presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini e demais convidados.

PROGRAMAÇÃO: Quanto à Exposição, os visitantes terão oportunidade de admirar, conferir e conhecer 15 banners com fotos, textos, e citações referentes à vida, Educação, produção literária, pesquisa, indígena, academia, exílio, celebridades, amigos e demais situações configuradas nos diversos campos de saber que Darcy Ribeiro abraçou apaixonadamente no curso de sua existência.

O Seminário, por sua vez, está programado para começar a partir das 9h até às 12h, quando o professor Linconln de Araújo Santos fala sobre Darcy Educador e em seguida o professor, antropólogo e indigenista da Universidade Federal do Amazonas apresenta o Darcy Indigenista. A tarde retoma-se os trabalhos das 14h às 17h com a fala do renomado Eric Nepomuceno, sobre Darcy Escritor e Poeta, o palestrante é um dos fundadores do PDT e signatário da Carta de Lisboa datada de 1978. Para fechar o Seminário com chave de ouro conta-se com a presença de um dos baluartes do trabalhismo no Brasil, Secretário Nacional do PDT, Dr. Manoel Dias falando com propriedade do Darcy Político e Militante.

Das 17h às 20h está programado o Caxiri Comunitário com sucos e iguarias para relembrar os ritos dos povos indígenas que Darcy Ribeiro participou ao longo de sua vida por quase 10 anos convivendo entre estes povos no interior do Brasil; na oportunidade os amigos, parentes e convidados manifestarão sonoramente o seguinte refrão: “Darcy presente”, lembrado para sempre.