O presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, comunicou neste sábado (12) que ainda não há previsão exata para a completa retomada do fornecimento de energia na Grande São Paulo. Apesar disso, muitos moradores receberam uma mensagem da empresa informando que o serviço poderia ser restabelecido até segunda-feira (14), dois dias após o temporal que atingiu o estado na sexta-feira (11).
Comunicados e falhas no atendimento
Clientes de regiões como Santo Amaro, Mooca e Pinheiros relataram que receberam a previsão de retorno da energia para diferentes horários do dia 14, variando entre 4h e 11h. No entanto, a Enel informou ao portal g1 que essas mensagens automáticas enviadas pelo WhatsApp foram resultado de uma falha no sistema de resposta automática, que já teria sido corrigida.
Além do WhatsApp, alguns clientes também receberam informações divergentes por SMS e pelo chatbot da empresa. Em uma atualização, a Enel previu o restabelecimento em algumas regiões já para o dia 13.
Segundo a Enel, até as 15h deste sábado, cerca de 650 mil clientes já tiveram a energia restabelecida, enquanto 1,45 milhão de pessoas continuam sem luz. O temporal de sexta-feira à noite deixou aproximadamente 2,1 milhões de clientes sem energia, sendo que os bairros mais afetados são principalmente na Zona Sul de São Paulo, como Santo Amaro, Jardim São Luís e Pinheiros.
Além da capital, cidades da Grande São Paulo como Taboão da Serra, Cotia, São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema também foram fortemente impactadas. A Enel mobilizou 2.500 técnicos, com apoio de equipes do Ceará e Rio de Janeiro, para agilizar os reparos.
Desafios na recuperação e medidas emergenciais
A Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento de água, alertou que a falta de energia está afetando o fornecimento em diversas regiões, como São Bernardo do Campo, Santo André e Cotia. A empresa pediu à população que economize água até que a situação seja normalizada.
Impacto em vidas e previsão do tempo
Infelizmente, sete mortes já foram confirmadas em decorrência das chuvas no estado de São Paulo. Entre as vítimas, três pessoas perderam a vida em Bauru, e quatro na Região Metropolitana da capital, devido a quedas de árvores e desmoronamentos.
A Enel reforça os canais de atendimento para emergências, recomendando o uso do SMS, aplicativo da empresa e o WhatsApp para facilitar o contato com os clientes.