O Ibovespa terminou esta terça-feira (14) em queda de 0,58%, aos 106.759,92 pontos. Os dados de inflação ao produtor nos EUA pesaram tanto na Bolsa de Valores, quanto na moeda norte-americana e em Wall Street. O dólar encerrou em alta de 0,37%, cotado a R$ 5,695 – o maior patamar desde 13 abril deste ano.
O principal índice brasileiro começou o dia no azul, enquanto os investidores estavam de olho na tramitação da PEC dos Precatórios no Congresso e digeriam os dados de serviços nacionais. Já a moeda norte-americana iniciou esta terça-feira em queda frente ao real com a divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Monetária).
“Lá fora você tinha uma pressão lateral pela expectativa de inflação ao produtor dos EUA, que poderiam impactar as políticas do Fed”, explica Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos. Contudo, o dado veio bem acima do esperado e o mercado inverteu.
” Se viesse mais brando, poderíamos esperar uma ajuste menor na elevação de juros e também até uma demora maior do programa de títulos [do BC norte-americano]. Com esse dado, o juros terá que ser elevado”, diz Franchini. “E isso faz pressão no mercado emergente, como o Brasil… mesmo sendo uma bolsa barata frente às globais”.
No acumulado de 12 meses até novembro, o PPI disparou 9,6%. Esse é o maior ganho desde novembro de 2010, após acréscimo de 8,8% em outubro.
Economistas ouvidos pela Reuters previam que o PPI subisse 0,5% em uma base mensal e 9,2% ano a ano.
Leia matéria completa na CNN Brasil