As vendas da Black Friday no e-commerce atingiram R$ 4,03 bilhões no país neste ano. O valor representa alta de 25% sobre o mesmo período de 2019.
O levantamento da Ebit/Nielsen, divulgado neste sábado (28.nov.2020), contabilizou 2 dias de ofertas, 5ª feira (27.nov) e 6ª feira (28.nov). Nesse período, foram mais de 6 milhões de pedidos, volume 15,5% superior a 2019.
Apenas na 6ª feira (27.nov.2020) o faturamento ficou em R$ 3,1 bilhões, impulsionado por 4,6 milhões de pedidos. O levantamento foi feito com base nos dados das grandes empresas.
“A pandemia fez os consumidores terem um comportamento diferente. As compras ficaram diluídas e o comércio eletrônico soube aproveitar o momento e fisgá-los com descontos, oportunidades e atratividades”.
Na avaliação de Avila, o esquenta Black Friday ajudou a impulsionar as vendas. O e-commerce e as pessoas utilizaram todo o período de novembro para encontrar bons preços e fechar bons negócios.
Para se ter uma ideia de todo o período, de 19 a 27 de novembro, o faturamento foi de R$ 6 bilhões, 30,1% a mais que no mesmo período de 2019, quando o valor registrado em vendas somou R$ 4,6 bilhões.
Entretanto, a Ebit/Nielsen avalia que as vendas concentradas em apenas em 1 ou 2 dias fazem o varejo perder dinamismo porque precisa mobilizar mais infraestrutura e funcionários em 1 período curto de tempo.
“Com períodos maiores de tempo, o comércio se torna mais rentável e pode repassar melhores descontos nos preços. Todos lucram no fim do dia“, analisou a líder da empresa.