Inácia (Edvana Carvalho) sabe que José Inocêncio (Marcos Palmeira) corre perigo por causa de Egídio (Vladimir Brichta). Por isso, ela aconselha o patrão, e amigo de longa data, a deixar a fazenda e ir atrás de Aurora (Malu Mader). Nos próximos capítulos de Renascer, o fazendeiro dirá que não consegue ir embora, afinal, Maria Santa (Duda Santos) prometeu buscá-lo um dia.
Assustada com o que acaba de ouvir, Inácia tenta convencer Inocêncio a buscar um outro caminho, mas ele fala, melancólico, que talvez o seu tempo já tenha acabado. Então, ele se despede de Inácia e avisa que vai se encontrar com um velho amigo.
José Inocêncio cavalga pela mata que dá acesso ao jequitibá. Quando se aproxima da árvore, ele salta do animal e começa a caminhar.
“Tô lhe devendo essa visita e num é de hoje, vossa majestade… é de muitos anos! Mas sinto que só agora cumpri com a minha parte do nosso trato… espero que você cumpra com a sua!”, diz o fazendeiro.
Enquanto isso, Inácia pega na casa alguns elementos que irão compor um ritual. Ajoelhada na boca da mata, Inácia despeja aguardente em um recipiente, faz uma saudação e reza:
“Ossain, meu pai… lhe faço essa oferenda na esperança de que o sinhô, que é o protetor das mata e o detentor do segredo das erva, faça com que José Inocêncio ande em círculo, sem encontrá os caminho que tá buscâno… que os passo dele caminhe numa direção contrária de onde as intenção dele querem lhe levá!”
Na floresta, José Inocêncio avista uma clareira com o Jequitibá Rei. Quando começa a dar passos largos, ele começa a ouvir sons fervorosos de pássaros e outros animais.
Então, Inocêncio volta a olhar para a frente e percebe que a clareira e a árvore não estão mais ali. Ele se encontra em mata fechada, sem qualquer vestígio do pé de jequetibá.
“Oxente, cadê?”, indaga o coronel, abismado.