Em Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) ficou chocado ao saber que Agatha (Eliane Giardini) é mãe de Jonatas (Paulo Lessa). Decepcionado com a ex, o fazendeiro resolveu dar um gelo em sua primeira esposa.
Esperta, a mãe de Caio (Cauã Reymond) arma um plano para virar o jogo a seu favor. Nos próximos capítulos, ela procura o ex, devolve as joias que ganhou de presente e avisa que vai embora para sempre.
Inicialmente, o vilão ignora Agatha, mas depois acaba cedendo e abre seu coração para o grande amor de sua vida.
Antes disso, Antônio afirma que se sentiu um otário quando descobriu que ela havia tido um filho com Gentil (Flávio Bauraqui) antes de se casarem:
“Estava completamente apaixonada por você. E sabia… se eu dissesse que tinha outro filho, você não ia querer nada comigo”.
“Por isso fiz o que fiz. Felizmente, consegui o perdão do Jonatas. Meus dois filhos me perdoaram. Agora posso ir embora em paz. Vim apenas me despedir. Vou comprar uma passagem pra ir embora de Nova Primavera”, diz
Comovido com as lágrimas de Agatha, o fazendeiro pergunta se ela se casou com ele por interesse e ela jura que não:
“Quando te conheci… fiquei enfeitiçada. Você botou os olhos em mim. E na mesma hora, me apaixonei loucamente, por aquele homem forte, que encarava a vida com garra, que tinha sonhos ousados, um empreendedor… Um gigante, um ídolo, um Deus, você era isso para mim”.
Surpreso com a resposta, Antônio se declara para a ex:
“Não posso deixar você ir embora. Porque… eu ainda te amo”.
Será que ele vai terminar com a Irene?