Em Terra e Paixão, a chegada de Dirceu (Eriberto Leão) fez com que Petra (Débora Ozório) revivesse um verdadeiro inferno. Ela descobrirá que era molestada pelo tio quando pequena. E ele tem uma nova vítima.
Traumatizada, ela decidirá se vingar. Dirceu será preso, mas Petra quase será abusada pelo irmão de Irene (Gloria Pires) novamente. Ao saber de tudo, Caio (Cauã Reymond) acusará Antônio (Tony Ramos), que não gosta do cunhado.
Ao chegar na mansão La Selva, Caio será repreendido por Antônio. O fazendeiro dirá que Petra chegou abalada em casa. “Essa menina é uma desequilibrada! Não adianta gastar os tufos com remédio tarja preta, com clínica psiquiátrica, com terapia, a Petra não tem jeito!”, resmungará.
Os dois discutirão, quando, irritado, Caio contará tudo. “Se você não tivesse sido um pai tão distante dos filhos, se você se preocupasse menos com dinheiro e poder e desse mais atenção pra quem mora aqui do teu lado, talvez não tivesse acontecido essa desgraça com a minha irmã!”, dirá.
“Ah, é isso, agora, é? Você vem na minha casa, diz as coisas pela metade, como se fosse uma dessas ciganas de beira de estrada, e ainda acha que pode me passar sermão?”, resmungará Antônio.
“A sua filha foi abusada na infância, isso você sabe muito bem! Mas sabe quem molestou a Petra? Foi o seu cunhado, Dirceu! Esse homem abusou da Petra quando ela era só uma menina, uma criança! E hoje ele tentou de novo!”, dirá Caio.
Antônio ficará escandalizado. “A minha filha… Aquele desgraçado ousou tocar na minha filha? Eu mato! Eu mato esse salafrário dos infernos!”, bradará ele, saindo furioso. O fazendeiro se vingará de Dirceu.
Antônio entrará em contato com seus conhecidos e resolverá se vingar de Dirceu na prisão. O fazendeiro estará na delegacia, prestando depoimento por suas atrocidades contra Aline (Barbara Reis).
Ao ver o poderoso, Dirceu revelará tudo o que fez com Petra. Antônio tentará agredir o cunhado, mas será impedido. Ao chegar em casa, ele armará com Irene um plano para fazer com que o nojento pague por tudo o que fez.