“A Ordem do Advogados é protagonista da história desse país, e o futuro cobra de nós um papel vigilante e sempre atuante na preservação da Constituição Federal.” Essas foram as primeiras palavras do novo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti, que tomou posse nessa terça-feira (1º/2).
Na cerimônia, Felipe Santa Cruz fez a entrega da carteira de presidente à Simonetti.
Em seu primeiro discurso como presidente, Beto Simonetti reforçou a importância da união da classe e homenageou a gestão anterior pelos avanços conquistados mesmo durante a epidemia de Covid-19. Afirmou que o grande objetivo da gestão é valorizar a advocacia.
Ele também destacou a necessidade de defender as prerrogativas dos advogados e lutar por melhores condições e contra o abandono da profissão. Uma das principais preocupações que ele externou no discurso de posse foi com a proliferação de cursos de Direito no Brasil.
“Nós somos o antídoto contra os abusos do estado e as injustiças entre os desiguais. No entanto, apenas uma advocacia forte, com sua dignidade preservada, é capaz de obter a prestação jurisdicional adequada para o público”, disse.
Simonetti enfatizou que, neste ano eleitoral, a OAB irá buscar o diálogo com todos os poderes e instituições da República, mas que a Ordem “não é e nunca será” de nenhum partido político. Ainda ressaltou que a OAB é contrária a ataques ao sistema eleitoral e à liberdade de imprensa.
Conhecido como Beto Simonetti desde que começou na profissão de advogado, em 2001, ele foi o único candidato à presidência e recebeu 77 dos 80 votos possíveis — seriam 81, mas um conselheiro não pôde votar por estar com Covid-19. Dois integrantes do Conselho Federal votaram em branco e houve um voto nulo.
Nesta terça, além de Simonetti, também tomaram posse os membros da diretoria e dos conselheiros federais da entidade.
Eis a nova direção da OAB Nacional:
— José Alberto Simonetti, presidente;
— Rafael de Assis Horn, vice-presidente;
— Sayury Silva de Otoni, secretária-geral;
— Milena da Gama Fernandes Canto, secretária-geral adjunta;
— Leonardo Pio da Silva Campos, tesoureiro.
Perfil
Natural de Manaus, Beto Simonetti é advogado criminalista. Ele tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Beto Simonetti estava em seu quarto mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e em novembro do ano passado foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022.
Ao longo desse período, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade