Um casarão histórico do século 18 desabou após um deslizamento de terra em Ouro Preto, Minas Gerais. A área estava isolada e ninguém se feriu.
O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (13/1). Segundo a Defesa Civil, o solo estava encharcado por causa das chuvas dos últimos dias. Ao menos três imóveis foram atingidos.
O casarão pertence à Prefeitura de Ouro Preto e estava interditado desde 2012, por estar numa área de encosta de alto risco. O prédio histórico ficava no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade.
“Peço às pessoas que não transitem pelo local. Há uma movimentação de massa. Já acionamos o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e um geólogo para fazer a avaliação”, alertou minutos antes o coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho.
Denúncias de moradores já indicavam o deslocamento de terra no entorno do local. Uma equipe da Defesa Civil monitorava a área no momento do acidente.
“Os bombeiros foram acionados por volta de 8h30min para fazer a vistoria do local. Nesse tempo, devido aos problemas estruturais encontrados, toda a área foi evacuada. Um pouco mais tarde, por volta de 9h10min, houve o colapso”, destacou o Corpo de Bombeiros, em nota.
O Morro da Forca ganhou esse nome nos séculos 18 e 19 por ser o local onde pessoas escravizadas eram enforcadas.