Neste sábado (20) dezenas de cidades brasileiras terão manifestações de rua lideradas pelo povo negro, destacando suas pautas e pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os protestos destacam que a população negra é a principal vítima do avanço da fome, do desemprego e do aumento do custo de vida, além de outras posturas consideradas racistas por parte do poder público.
Até o momento, o único ato confirmado em Pernambuco acontece no Recife, a partir das 14h, no Pátio da Igreja do Carmo (ou Pátio do Carmo), no bairro de São José, área central da capital.
No Recife, a manifestação do “20N” está sendo chamada de “Marcha da Consciência Negra de Pernambuco” e tem como palavra de ordem nacional “o povo negro resiste ao genocídio antes, durante e depois da pandemia”.
O ato fará uma curta caminhada de 20 minutos até a Praça do Arsenal, no bairro do Recife, onde haverá o “Festival de Cultura Negra”, com apresentações artísticas de afoxé, coco, rap, trap, pop, funk, poesias e DJs. Sobem ao palco o Afoxé Oya Alaxé, Okado do Canal, Uana, IdLibra, Boneka, Recital Boca no Trombone, Pajé IB, Coco do Seu Zé Moleque, Sujistência, DJ Themonia e Kizombadeiras.
O ato político e cultural é organizado pela Articulação Negra de Pernambuco (Anepe), pela Coalizão Negra por Direitos e pela campanha nacional Fora Bolsonaro, que reúne as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, sindicatos, organizações estudantis e outras organizações da sociedade civil.
A campanha Fora Bolsonaro planejava seu 7º ato para o último dia 15, mas mudou a data para casar com os protestos planejados pela Coalizão Negra por Direitos e as organizações locais de luta antirracista.
Leia matéria completa no (brasildefato.com.br)