O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Joel Araújo, declarou nesta terça-feira, 10, que a fumaça sobre Manaus são reflexo das ocorrências das queimadas que acontecem nos municípios vizinhos de Manaus.
Joel Araújo citou os municípios de Autazes, Careiro da Várzea e Manacapuru como os principais responsáveis pela emissão de gases lançados na atmosfera manauara – compostos de óxidos de carbono (CO e CO2), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx).
Dos 504 focos de queimadas registrados até o dia de ontem no Amazonas, ele disse que 208 foram contabilizados nos três municípios pertencentes à área metropolitana de Manaus.
O destaque ficou com o município de Autazes, que registrou 105 focos, o 20,8% do total registrado no Estado.
Careiro é o segundo com o maior número de queimadas, com um total de 50 ao todo, seguido pelo Careiro da Várzea com 26 focos, Itacoatiara com 24 e Manacapuru, como 18.
Vários vídeos gravados ao longo da AM-254, que dá acesso a cidade de Autazes, os focos de queimadas estão por todos os lados. A impressão é de um grande incêndio que não tem dado trégua à equipe do Corpo de Bombeiros que se encontra no local.
De acordo com o superintendente do Ibama, as áreas de maior incidência de queimadas são de uso inadequado de fogo registrado em propriedade que desenvolve atividade agropecuária.
Ver vídeos