Um grupo de 40 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) protesta em frente ao Palácio do Planalto neste domingo (22.nov.2020). Os manifestantes criticam a votação por urna eletrônica, reivindicam o resultado das eleições 2020 e pedem por voto impresso.
Os apoiadores esperam que o presidente Jair Bolsonaro saisse do Palácio, onde esteve na manhã deste domingo, e cumprimentasse-os. O mandatário participa desde as 9h da Cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, por videoconferência.
Às 12h30, o comboio do presidente deixou o Planalto. Bolsonaro não falou com o pequeno grupo de apoiadores. Isso desmobilizou o ato.
Bolsonaro defendeu o voto impresso várias vezes. Disse em 5 de novembro que o Brasil precisa ter “1 sistema eleitoral confiável em 2022”. “Nós temos, sim, já está bastante avançado, o estudo [para propor o voto impresso]. A gente espera, no ano que vem, entrar, mergulhar na Câmara e no Senado, para que a gente possa, realmente, ter 1 sistema eleitoral confiável em 2022?.
Mais cedo, 1 grupo menor de manifestantes simulou como seria a votação com voto impresso. Confeccionou uma urna de papel e colocou em frente ao Museu da República.