O Ministério Público do Amazonas (MPAM), através da Promotoria de Justiça de Fonte Boa, instaurou Inquérito Civil para apurar possíveis irregularidades ocorridas na aquisição de terreno na zona urbana para a instalação e implantação de um novo cemitério no município, a 678 quilômetros da capital. A instauração foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira (25/01).
A notícia foi obtida por Elanderson Lima Duarte em 2020, onde foi identificado a existência de uma licitação para aquisição de um terreno para instalação do novo cemitério de Fonte Boa. No mesmo ano a suposta irregularidade foi transformada em Notícia de Fato aceita por Ricardo Mitoso Nogueira Borges, Promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça.
Inicialmente foram solicitadas informações da Prefeitura a respeito da aquisição, sendo encaminhados documentos ao Órgão ministerial, mas até o momento não houve a junção de informações sobre a observância da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 335/2003 para a referida instalação.
O MP notificou o secretário municipal de administração de Fonte Boa, a comparecer na promotoria de Justiça no município, no prazo de cinco dias, para prestar esclarecimentos sobre a aquisição do terreno.