A Catedral Metropolitana de Manaus – a igreja da Matriz – foi interditada nesta sexta-feira (2) por apresentar risco de desabamento.
Na tarde de sexta-feira, 02, após uma das colunas próximo à entrada principal da Catedral ter inclinado, a igreja foi interditada pela Defesa Civil, que foi acionada pelo pároco igreja. A coluna centenária é de madeira.
De acordo com nota divulgada neste sábado, 03, o acesso dos fiéis e dos visitantes pode ser feita por outras áreas do local que não tenham sido afetadas.
Confira a nota
Catedral Metropolitana de Manaus
Nova Nota de Esclarecimento – 03/09/2022
No que diz respeito ao ocorrido com a coluna da Catedral e os riscos para o uso da área de entrada e do mezanino (coro), partir da Avaliação da Defesa Civil, o Secretário Fernando Júnior nos comunicou que, isolada a área do ocorrido, libera- se ao acesso dos fiéis e dos visitantes, exceto à área em foco.
Nesse sentido, as Celebrações da Catedral, incluindo o evento de Acolhida do Cardeal, para as 17h de hoje, serão mantidas.
A área do ocorrido já foi isolada, inclusive o acesso ao mezanino e às galerias superiores laterais.
Aguarda-se ainda, nessa manhã, a presença da SEMINF para dar maior suporte de sustentação à coluna e ao mezanino, enquanto outros trâmites referentes às condições de aspectos mais técnicos e de restauro, serão observados pelos órgãos competentes.
Estaremos sempre atentos à segurança e ao cuidado do povo.
Pe. Hudson Ribeiro
Pároco da Catedral