Moradores do município de Autazes, no interior do Amazonas, denunciam diversas irregularidades na infraestrutura e limpeza de algumas ruas na cidade. Segundo eles, enquanto a rua da casa do irmão do prefeito Andreson Cavalcante (PSC) recebeu melhorias, as demais vias foram esquecidas pelo poder público.
O caos vem acontecendo, há anos, no bairro Jair Menezes de Tupinambá, onde moram cerca de 3 mil pessoas, incluindo o comerciante Raymar Marinho Cabral, de 34 anos. Pai de quatro filhos, ele disse ao Portal Amazonas1, nessa quarta-feira (24), que a rua em que mora está tomada por lixo, sem asfaltamento, cheia de buracos e sem iluminação pública.
“Aqui o bairro é um caos, não tem iluminação pública, e os moradores aqui todos são cobrados, e a gente não tem energia pública. A única casa que tem energia pública é a casa do irmão dele lá, que ele mandou botar. Só nesse bairro moram mais de 3 mil pessoas. A rua do irmão dele que ele mandou fazer, e o resto que se dane”, disse o morador, revelando, ainda, que, quando escurece, precisa fechar o comércio por medo de assaltos.
À reportagem, Raymar enviou fotos e vídeos que mostram as condições precárias das ruas próximas da sua casa. Nas imagens, é possível ver que as vias são de barro, sem pavimentação, com vários buracos. Onde deveriam existir calçadas, só há mato. E em uma esquina, o lixo toma conta da via.
Leia mais: Empresa investigada por irregularidades poderá faturar mais de R$ 3 milhões de Autazes
Além dos problemas de infraestrutura em dias secos e ensolarados, os moradores sofrem mais ainda quando chove. “A nossa rua vai para o fundo todinha, 50 cm no fundo, quando chove forte alaga tudo. Trinta ou quarenta minutos de chuva, vai tudo para o fundo. Aqui no comércio já perdi vários sacos de farinha, que estavam no chão”, disse Raymar.
Contraste
Em contrapartida, próximo da casa de Raymar, mora o irmão do prefeito, o Kleber Cavalcante. Ao contrário dos demais moradores da rua, Kleber teve o chão na frente da sua residência totalmente reformado e a noite, a via recebe iluminação pública, inclusive, um poste exatamente em frente à casa dele.
“Ele fez a rua dele da esquina até a outra esquina do irmão dele, só. Era um ‘buracau medonho’, não tinha quem passasse. Aí o resto da população fica nessa situação. Aqui na nossa rua, a gente não tem energia pública. Mas a minha conta de luz está aqui, eu estou pagando R$ 209. E sempre foi assim, o prefeito já está há 5 anos na prefeitura e nunca fizeram nada nesse bairro. Inclusive, ele fez comício, fez panfletagem e tudo, e tinha 11 projetos para cá, mas durante 5 anos ele não fez nada aqui nesse bairro”, reclamou.
O contraste entre um lado e outro da região foi registrado pelo morador. Um vídeo gravado a noite mostra a escuridão em que a população é obrigada a viver e que a única luz elétrica por perto é a do poste na rua da casa do irmão do prefeito.
Além disso, enquanto as outras ruas paralelas são cheias de buracos, a rua de Kleber não tem nenhum. Aliás, o serviço tanto de infraestrutura viária e de iluminação foi realizado recentemente e tudo no mesmo dia, segundo a denúncia.
“Foi no mesmo dia, na mesma hora. As máquinas começaram a trabalhar uma hora da tarde, e as máquinas saíram oito horas da noite. Quando as máquinas saíram, chegou o pessoal da iluminação e aí fizeram a iluminação todinha na frente da casa. A gente morre pedindo e eles não fazem nada. Está com um ano já, e não fizeram nada. Quem paga para roçar aqui na nossa rua sou”, disse.
Os moradores informaram que já acionaram a Prefeitura de Autazes para providenciar melhorias ao bairro. Mas nada foi feito até o momento.
A reportagem também procurou a administração municipal questionando sobre falta de reparos nas ruas de Autazes, além da rua do irmão do prefeito ser a única sem buracos e com iluminação pública. Porém, não houve retorno à demanda até a publicação da matéria.
As informações são do Amazonas1