Levando ajuda humanitária para Porto Príncipe, capital do Haiti, o avião de transporte KC-30 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou na manhã deste domingo (22), sofreu uma pane na Serra do Cachimbo, no Pará.
A informação foi confirmada pela FAB à CNN nesta tarde. O problema foi detectado durante abastecimento planejado, em solo. Com isso, foi preciso ser feita a troca de uma aeronave por outra do mesmo tipo.
Com isso, a saída do avião do Brasil sofrerá atraso. A decolagem para o Haiti teve de ser reprogramada para as 3h da próxima segunda-feira (23).
A aeronave levava medicamentos e equipes de resgate para auxiliar a população do Haiti após o terremoto de magnitude 7,2 atingir o país no último dia 14. Além transportar 32 bombeiros, do Distrito Federal, Minas Gerais, e de Força Nacional, e dois cachorros treinados para este tipo de operação.
“A aeronave prosseguirá para Boa Vista (RR), ainda hoje, conforme previsto. Entretanto, a decolagem foi reprogramada para 8h (horário de Brasília) de segunda-feira devido às restrições de disponibilidade de horários para pouso em Porto Príncipe. Operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, a aeronave KC-390 leva apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto que aconteceu no país”, disse a FAB em nota.