Uma aeronave do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA com quatro pessoas a bordo desapareceu no norte da Noruega durante os exercícios da OTAN “Resposta Fria” no Ártico, confirmaram os militares noruegueses na sexta-feira (18). Um possível local do acidente foi localizado e as equipes de resgate estão tentando alcançá-lo por terra devido às más condições climáticas.
O V-22 Osprey estava em uma missão de treinamento e deveria pousar na base da Força Aérea de Forsvaret, em Bodo, às 18h, horário local, na sexta-feira, disseram os militares noruegueses em comunicado . Sua última localização conhecida foi em Saltfjellet, uma cordilheira na província de Nordland.
Os esforços de busca e resgate foram lançados às 18h30, horário local, e “descobertas foram feitas do ar” às 21h17, em Gråtådalen, em Beiarn, acrescentaram os militares em Oslo. Devido às más condições meteorológicas, no entanto, a polícia local e os serviços de resgate foram enviados para o local por estrada.
Sexta-feira deveria ser o último dia do Cold Response 2020, um exercício maciço da OTAN organizado pela Noruega e projetado para testar as capacidades e a cooperação das forças da aliança “em um ambiente desafiador do Ártico com terreno acidentado e clima extremamente frio”, de acordo com a Marinha dos EUA . Corpo.
Cerca de 1.500 soldados dos EUA do USMC, Exército, Marinha e Força Aérea deveriam participar dos exercícios, juntamente com forças de outras oito OTAN e “nações parceiras”, totalizando 15.000.
O Bell-Boeing V-22 de rotor inclinado é uma aeronave de design único, capaz de decolar e pousar como um helicóptero, mas voar como um avião. Isso torna difícil voar, no entanto. Durante o desenvolvimento, o modelo teve quatro acidentes que resultaram em 30 mortes. Mais doze pessoas morreram em sete acidentes desde que o V-22 entrou em serviço em 2007, operado principalmente pelos fuzileiros navais e pela Força Aérea dos EUA.