
“Essa ideia de que todos eram contra é simplesmente ridícula”, adicionou Biden.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que deixar que os estados decidam sobre o direito ao aborto “foi uma coisa terrível”.
“A grande maioria dos estudiosos constitucionais apoiou Roe (v. Wade) quando foi decidida”, disse ele em resposta ao ex-presidente Donald Trump, que defendeu a anulação do caso histórico que garantia o direito nacional ao aborto nos EUA.
“Essa ideia de que todos eram contra é simplesmente ridícula”, adicionou Biden.
Em alguns de seus atos mais significativos e duradouros como presidente, Trump nomeou três juízes conservadores para a Suprema Corte dos EUA.
Isso abriu caminho para uma decisão da corte, em 2022, que anulou a Roe v. Wade, que havia consagrado o direito ao aborto na lei federal por quase meio século.
Biden fez da decisão da Suprema Corte — e das repetidas promessas de Trump de ir mais longe na restrição do acesso ao aborto se ele vencer em novembro — uma peça central de sua campanha de reeleição.
Debate histórico
O debate da CNN entre Joe Biden e Donald Trump é o primeiro da disputa presidencial de 2024, revivendo o confronto entre o democrata e o republicano pela Casa Branca.
Em um evento histórico, esta é a primeira vez que um presidente em exercício e um ex-presidente debatem nos Estados Unidos.
O debate acontece nos estúdios da CNN em Atlanta, no estado da Geórgia.