O Exército de Libertação Popular da China (ELP) introduziu o mais novo tipo desenvolvido de um obuseiro baseado em um veículo de assalto leve de maior mobilidade, que pode operar em diversos tipos de terrenos.
Recentemente, o ELP da China realizou exercícios táticos de fogo real, onde diversos tipos de equipamentos recém-comissionados foram utilizados, segundo a Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês).
De acordo a CCTV, citada pelo jornal Global Times, uma as armas utilizadas é justamente o novo obuseiro, que foi baseado do veículo de assalto de tração nas seis rodas Dongfeng Mengshi.
O novo obuseiro promete ter mais mobilidade, além da capacidade para superar obstáculos no campo de batalha, podendo ser utilizado em diversos tipos de terrenos.
Li Qiuyu, comandante de companhia em uma brigada ligeira do ELP, afirmou que o equipamento pode ser calibrado pressionando apenas um botão, além de contar com recarga semiautomática e capacidade de alterar rapidamente do modo de direção para o modo de disparo.
Apesar de sua designação não ser revelada, um especialista militar em condição de anonimato afirmou ao Global Times que o obuseiro provavelmente contará com tecnologias semelhantes às dos obuseiros baseados em caminhões.