×

Democratas pressionam por destituição imediata de Trump, que agora promete transição pacífica

Trump confirmou que haverá uma mudança no poder na presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro, quando Joe Biden deve assumir o cargo, e prometeu uma troca de poder pacífica e ordenada.

Democratas pressionam por destituição imediata de Trump, que agora promete transição pacífica

Trump não deve permanecer nem um dia mais do que o necessário no Salão Oval. Com esta contundência se pronunciaram a presidenta da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, e o líder da minoria no Senado, o democrata Chuck Schumer.

Donald Trump não deve permanecer nem um dia mais do que o necessário no Salão Oval. Com esta contundência se pronunciaram a presidenta da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, e o líder da minoria no Senado, o democrata Chuck Schumer.

Descrevendo Donald Trump como uma pessoa “muito perigosa”, ambos os líderes instaram o vice-presidente Mike Pence e o Gabinete de Trump a invocar a 25ª Emenda à Constituição, que foi ratificada em 1967 depois do assassinato de John F. Kennedy como um procedimento para substituir um mandatário “que não é capaz de exercer seus poderes e deveres” na Casa Branca.

“É uma emergência”, disse a democrata que ocupa o mais alto posto no Congresso e terceira autoridade do Estado, um dia depois que os partidários do presidente invadiram o Capitólio atiçados pelo mandatário, entrincheirado na Casa Branca. Pelosi foi inequívoca ao qualificar a insurreição de “tentativa de golpe de Estado”.

Schumer já havia afirmado anteriormente que “a forma mais rápida e efetiva ?que pode ser levada a cabo hoje mesmo? de tirar o presidente do poder seria o vice-presidente invocar a 25ª Emenda com efeito imediato”. “Se o vice-presidente e o Gabinete se recusarem a dar esse passo, o Congresso deveria se reunir novamente [agora está em recesso] e iniciar o impeachment contra o presidente”, disse Schumer.

Constrangido pelo que ocorreu no dia anterior, Trump voltou ao Twitter após uma suspensão temporária para condenar os atos de seus apoiadores e prometer uma transição pacífica e ordenada.

“Como todos os norte-americanos, estou ultrajado pela violência”, disse, acrescentando que “imediatamente” mobilizou a Guarda Nacional e as forças de segurança para proteger o prédio do Congresso e expulsar os invasores. Em um vídeo postado no Twitter, Trump afirmou que os insurgentes profanaram a sede da democracia norte-americana e dosse que quem se envolveu em atos violentos vai pagar por isso.

Matéria completa aqui