Miguel Díaz-Canel, felicitou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo seu aniversário nesta sexta-feira (27).
O primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da nação, Miguel Díaz-Canel, felicitou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo seu aniversário nesta sexta-feira (27).
Em publicação na rede social X, o dirigente cubano desejou felicidade ao “querido irmão” Lula. “Cuba te abraça e te deseja muita saúde. Cada ano em que vocês se comprometem a tornar o mundo o melhor possível para o seu país, a Nossa América e o mundo, é uma vitória para o que é bom e justo”, escreveu.
O presidente Lula completa nesta sexta-feira 78 anos de idade. Neste ano, o aniversário traz uma carga ainda mais simbólica: é o primeiro na Presidência da República após a perseguição judicial que sofreu na Lava Jato e a prisão política a qual esteve submetido por 580 dias na sede da Polícia Federal em Curitiba.
Depois de ter sido eleito para governar o país de 2003 a 2011, ter conseguido fazer sua sucessora, a ex-presidente Dilma Rousseff, que governou de 2011 a 2016 – até sofrer um golpe -, Lula passou pelo maior processo de lawfare que já se viu. Foi condenado sem provas e preso mesmo sem seu processo ter transitado em julgado.
Depois de solto, Lula enfrentou a mais difícil campanha eleitoral de sua trajetória política, contra Jair Bolsonaro (PL), que usou a máquina pública indevidamente para angariar votos. No entanto, o segundo turno do pleito sagrou Lula vencedor, com 50,90% dos votos – mais de 60 milhões de votos.