
Donald Trump prometeu vetar orçamento de defesa apesar de o plano de gastos bipartidários ter sido aprovado pela Câmara dos Representantes e pelo Senado no início desta semana.
Neste domingo (12), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu vetar o orçamento de defesa o país, revisado de US$ 740 bilhões (cerca de R$ 3,75 trilhões), apesar de o plano de gastos bipartidários ter sido aprovado pela Câmara dos Representantes e pelo Senado no início desta semana.
A Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês), que além do orçamento militar inclui também disposições para sancionar o gasoduto Nord Stream 2 e a Turquia pela aquisição de sistemas de defesa antiaérea S-400, de fabricação russa, foi aprovada pela Câmara dos Representantes por uma margem de 335 votos a favor e 78 contra, ainda na terça-feira (8).
Já o Senado norte-americano votou na sexta-feira (11) por 84 a 13 a favor do projeto de defesa. As margens de aprovação nas casas legislativas são suficientes para anular um eventual veto presidencial.