Jeff Bezos e Elon Musk, as duas pessoas mais ricas do planeta, querem estar no centro do palco quando a Nasa colocar novamente astronautas na lua. Mas a Nasa só tem dinheiro suficiente para um deles, e escolheu a SpaceX, de Musk. Isso significa que a Blue Origin, de Bezos, é uma loucura.
Ambas as empresas espaciais dos bilionários estão trabalhando para desenvolver sondas lunares, veículos capazes de fazer um toque suave na superfície rochosa da lua.
E as empresas deram à Nasa duas propostas totalmente diferentes para colocar as botas na lua. A SpaceX planeja usar o Starship, um foguete gigantesco e sistema de nave espacial atualmente em desenvolvimento que Musk espera que um dia colonize Marte. Já a Blue Origin deu um plano mais direto para desenvolver um módulo lunar muito parecido com os usados para as missões Apollo da Nasa em meados do século 20, que permanecem as únicas missões que já colocaram humanos na lua.
O drama atual começou quando o Congresso destinou à Nasa cerca de US$ 2 bilhões a menos do que solicitou, e a agência espacial optou por ir com apenas um contratado para seu Sistema de Aterrissagem Humana (HLS, na silga em inglês), pelo menos para o primeiro pouso na lua que a agência planejou.
A Blue Origin tem lutado contra essa decisão desde então, criando uma batalha pública e ocasionalmente mesquinha entre as empresas. Veja o que aconteceu, a importância e o que esperar.
Matéria completa na CNN Brasil