Depois de atingir Cuba duas vezes em menos de 24 horas, o furacão Ida deve atingir o estado da Louisiana, nos Estados Unidos, no domingo (29), forçando evacuações em Nova Orleans e na região costeira.
Na manhã do sábado (28), o Ida estava se movendo de Cuba para o Golfo do México, onde se espera que se intensifique rapidamente nas próximas 24 a 36 horas antes do desembarque na costa da Louisiana na tarde ou noite de domingo.
A previsão é que o Ida alcance pelo menos a força da categoria 4 antes de desabar na região, disse o “National Hurricane Center”, mantendo sua previsão anterior.
“Espera-se que ele seja um grande furacão extremamente perigoso quando se aproximar da costa norte do Golfo no domingo”, disseram os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões na manhã de sábado. Às 8 horas da manhã (horário local), a tempestade sustentou ventos de mais de 130 km/h.
Funcionários de todo o estado pediram para que as pessoas evacuassem, com alguns emitindo ordens obrigatórias para fazê-lo.
A prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, emitiu um decreto de evacuação obrigatória de todas as áreas da cidade que estão fora de seu sistema de proteção contra enchentes e pediu a outros residentes que evacuem voluntariamente ou se abriguem no local.
Leia Matéria completa na CNN Brasil