Greta Thunberg foi contundente nas críticas aos líderes mundiais numa recente entrevista ao The Guardian. A ativista criticou a “hipocrisia” dos líderes mundiais na luta contra a crise climática e destacou que é preciso tratar a crise climática como se tem tratado a crise do coronavírus.
Thunberg referiu ainda que os líderes se contentam em traçar metas para as décadas vindouras, mas que hesitam na hora de tomarem ações imediatas. A jovem ativista foi ainda mais longe e salientou mesmo que não há um único político no planeta que prometa a ação climática necessária.
“Quando se trata de algo para daqui a dez anos, eles ficam mais do que felizes por votarem a favor porque isso não tem um impacto real para eles. Mas quando é algo que verdadeiramente tem um efeito, aqui e agora, não querem tocar-lhe. Realmente demonstra a hipocrisia”, assinalou Greta Thunberg.
Na entrevista, a ativista descreveu ainda as cimeiras climáticas internacionais como “palavras vazias, omissões” e como eventos que pretendem promover uma imagem responsável em termos ambientais.
Ainda assim, Thunberg mostrou-se esperançosa. E até deu o exemplo da forma como tem sido encarada a pandemia de coronavírus. “Podemos tratar uma crise como uma crise, como temos visto por causa do coronavírus. Tratar a crise climática como uma crise – isso poderia mudar tudo da noite para o dia”, realçou.