×

Hamas e Israel libertam reféns e prisioneiros em 3º dia do cessar-fogo; Palestino morre em ataque

Israel libertou Israa Jaabis, uma mulher de 38 anos condenada por "terrorismo" após um episódio registrado em 2015.

Hamas e Israel libertam reféns e prisioneiros em 3º dia do cessar-fogo; Palestino morre em ataque

A libertação de um refém russo foi um aceno do Hamas ao presidente Vladimir Putin, que tem se posicionado a favor de palestinos.

O Hamas libertou neste domingo (26) 17 reféns que estavam sob sua custódia. Desses, 13 são israelenses, três são tailandeses e um é russo. Israel, por sua vez, libertou 39 prisioneiros palestinos. As solturas fazem parte do acordo de cessar-fogo do conflito na Palestina.

A libertação de um refém russo foi um aceno do Hamas ao presidente Vladimir Putin, que tem se posicionado a favor de palestinos. “[Nós] apreciamos a posição do presidente russo Vladimir Putin em relação à agressão sionista em curso contra o nosso povo e a sua rejeição do cerco de Gaza, o corte de suprimentos de ajuda humanitária e o ataque a civis”, informou um comunicado do Hamas sobre as libertações.

Já Israel libertou Israa Jaabis, uma mulher de 38 anos condenada por “terrorismo” após um episódio registrado em 2015. Ela cumpria pena de 11 prisão, e o caso é considerado emblemático pelas entidades em defesa dos direitos dos palestinos, conforme mostra a thread da Federação Árabe Palestina do Brasil na rede social X (antigo Twitter).

No primeiro dia de cessar-fogo, na sexta-feira (24), 13 reféns israelenses haviam sido libertados pelo Hamas. Depois disso, 39 mulheres e adolescentes palestinos detidos em Israel foram libertados, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Catar.

Leia matéria completa no  (brasildefato.com.br)