Um ministro de Israel disse que uma das opções na guerra contra o Hamas é lançar uma bomba nuclear na Faixa de Gaza. Numa entrevista a uma rádio, o ministro do Patrimônio, Amichai Eliyahu, disse que “esta é uma das possibilidades”.
Eliyahu, do partido de extrema-direita de Itamar Ben Gvir, não faz parte do gabinete de segurança que está envolvido na tomada de decisões em tempo de guerra, nem exerce influência sobre o gabinete de guerra que dirige a guerra contra o grupo terrorista Hamas.
Eliyahu apoia a retomada do território e a restauração dos assentamentos ali. Questionado sobre o destino da população palestina, ele foi taxativo: “Eles podem ir para a Irlanda ou para os desertos. Os monstros em Gaza devem encontrar uma solução por si próprios”.
Segundo Eliyahu, a Faixa de Gaza não tem o direito de existir e qualquer pessoa que agite uma bandeira palestina ou do Hamas “não deveria continuar a viver na face da terra”.
No último dia 3, ele publicou um vídeo de casas em ruínas na área. “A Faixa de Gaza, mais bonita do que nunca”, escreveu no X, antigo Twitter. “Explodir e arrasar tudo, que delícia. Depois de terminarmos, destinaremos as terras aos soldados que lutam e aos colonos que viviam em Gush Katif.”