O presidente Lula (PT) conversou por telefone nesta segunda-feira (23) com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre os conflitos que assolam o Oriente Médio e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Ambos firmaram um compromisso conjunto para buscar soluções que promovam a paz e o bem-estar das regiões afetadas.
Um dos principais tópicos discutidos na conversa foi a situação dos brasileiros em Gaza. Lula expressou sua profunda preocupação com a segurança e o bem-estar dos cidadãos brasileiros na Faixa de Gaza e instou a necessidade urgente de estabelecer um corredor humanitário que permita a saída segura de estrangeiros e a entrada de suprimentos essenciais, como remédios, água e alimentos na região.
Os presidentes concordaram de forma unânime sobre a necessidade de um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e da libertação imediata de todos os reféns. Ambos saudaram a iniciativa do Egito em sediar uma reunião de alto nível sobre o tema no Cairo no último sábado (21), demonstrando apoio à busca de uma solução pacífica e duradoura.
Putin também fez referência à proposta brasileira apresentada no Conselho de Segurança das Nações Unidas, que não encontrou objeções da Rússia. Ele expressou pesar pelo fato de, apesar de décadas de esforços, ainda não ter sido encontrada uma solução definitiva para a criação do Estado Palestino, destacando a necessidade contínua de buscar uma resolução justa e duradoura para o conflito.
No tocante ao conflito na Ucrânia, o presidente Lula reafirmou o compromisso do Brasil em auxiliar em qualquer mediação, desde que ambas as partes envolvidas estejam dispostas a buscar uma solução pacífica para o conflito. O Brasil segue empenhado em contribuir para a estabilidade e paz na região.