O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou neste sábado (20) que junto com o presidente da França, Emmanuel Macron, irá discutir a construção de um “pacto financeiro” contra a pobreza e as mudanças climáticas.
Em uma publicação no Twitter, Lula disse que para construir um mundo mais justo é necessário que os investimentos convertam para “onde as pessoas e o planeta mais precisam”.
“Em Paris, em junho, no G20, em setembro em Deli, e no Brasil no próximo ano, nossos governos vão discutir a construção de um pacto financeiro ambicioso para combater a pobreza, as mudanças climáticas e preservar a biodiversidade”, escreveu o petista.
Mais cedo, o presidente brasileiro havia se encontrado com Macron durante encontro do G7, que ocorre em Hiroshima, no Japão.
Em nota, o governo federal informou que Lula e Macron discutiram a cooperação em projetos relacionados à defesa, a ampliação de trocas na área da cultura e o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
O encontro bilateral era um dos mais esperados da agenda do petista, dado o afastamento do Brasil da França durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).