O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está participando, neste sábado (08), da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, na Colômbia. O encontro foi organizado pelo governo do país vizinho, liderado pelo presidente Gustavo Petro. A reunião aconteceu na cidade de Letícia, que faz divisa com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.
“Quando recebi o convite do presidente Gustavo Petro para essa reunião, me pareceu excelente para começarmos as conversas para a Cúpula da Amazônia. Somos duas grandes democracias multiculturais. Estou vindo da tríplice fronteira da Bacia do Prata para a tríplice fronteira da Bacia Amazônica, para lançarmos a preparação de uma nova cúpula”, disse o presidente Lula.
“Os países amazônicos têm dois desafios para enfrentar juntos. Um institucional, para o fortalecimento da organização do tratado de cooperação amazônica. O outro é político, para a construção de uma nova visão de desenvolvimento sustentável para a região”, salientou o presidente. Lula fez questão de enfatizar a diminuição do desmatamento no primeiro semestre do seu governo: “Os alertas de desmatamento na Amazônia tiveram uma redução de 33% no primeiro semestre. E temos a meta de zerar o desmatamento até 2030. Esse é um compromisso que podemos assumir juntos na Cúpula de Belém”.
A questão da Amazônia estará no centro das atenções geopolíticas pelos próximos anos, culminando na realização da Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em 2025, em Belém (PA). Pela primeira vez, o principal evento das Organização das Nações Unidas (ONU) sobre questões ambientais será realizado no bioma de floresta tropical. Na semana passada, o presidente disse que pretende levar à edição deste ano da conferência climática, a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, uma posição conjunta de países que compõem a Amazônia sul-americana a respeito das questões ambientais.
Assista abaixo à fala de Lula na íntegra: