×

Mísseis russos atingem depósitos de combustíveis e refinaria de petróleo

Uma série de explosões abalou Odessa, o principal porto da Ucrânia no Mar Negro, no sudoeste do país, neste domingo (3), mas não houve vítimas, de acordo com o Exército ucraniano.

Mísseis russos atingem depósitos de combustíveis e refinaria de petróleo

Duas explosões foram ouvidas neste domingo na cidade russa de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia

Os mísseis russos destruíram depósitos de combustível no porto de Odessa, bem como uma refinaria de petróleo na região de Poltava, na região central da Ucrânia, reportaram as autoridades locais.

Até agora, a cidade histórica de Odessa, que guarda patrimônio tombado pela Unesco, tem sido relativamente pouco afetada pelos combates.

Toda a costa oriental do país, desde a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, até as repúblicas separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk, na região oriental do Donbass, é ocupada pelas forças russas, exceto por parte da cidade de Mariupol, onde os russos ainda enfrentam a resistência do exército ucraniano.

Elas eram centenas de pessoas, especialmente mulheres, crianças e idosos. Todos tentavam tomar um trem na estação de Kramatorsk, cidade sob controle do governo de Kiev.

O embarque era feito de forma ordenada e com a ajuda de voluntários. Porém, o clima de tristeza, resignação e muita angústia era evidente.

“Estou enviando meus filhos para o oeste (do país) para um lugar mais seguro, como todos os outros”, disse Andrei à AFP, cuja esposa e duas filhas embarcariam em um trem com destino a Lviv. “Muita gente já foi embora. Há dois ou três dias, nossas famílias estão saindo, nós homens ficamos (…), a situação é ruim”, explicou.

Leia matéria completa no G1 (globo.com)