O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria nesta sexta-feira (30) a favor da inelegibilidade eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A decisão ainda pode ser recorrida pela defesa.
Jornais internacionais estão destacando a prévia da decisão do TSE. Entre eles o “The New York Times” que descreve a decisão como um ‘baque considerável na extrema direita'”.
O norteamericano “The Washington Post” é mais direto e diz que a decisão pode “alterar o futuro político de Bolsonaro e provavelmente apagará suas chances de recuperar o poder”.
A rede britânica BBC destaca o fato de que Bolsonaro “nunca reconheceu publicamente sua derrota nas eleições e trocou o Brasil pela Flórida dias antes da posse de Lula”.
O portal econômico estadunidense “The Wall Street Journal” enaltece que a decisão “pode deixar ainda mais tenso o cenário político na maior nação da América Latina.”
Em outro portal econômico norteamericano, o Financial Times, a maioria alcançada na votação do TSE “acaba com a vontade do populista de direita voltar rapidamente ao poder.”