Os militares norte-americanos que estão supervisionando a evacuação dos seus cidadãos do Afeganistão realizaram disparos de advertência após uma grande multidão se deslocar para a pista de pouso do aeroporto de Cabul, segundo a agência de notícias AFP.
Um funcionário norte-americano afirmou à Reuters que as forças dos EUA no aeroporto de Cabul foram obrigadas a realizar os disparos de advertência para evitar que centenas de civis invadissem a pista de pouso e decolagem para embarcar nos voos militares.
“A multidão estava fora de controle. Os disparos apenas evitaram o caos”, afirmou.
Nesta segunda-feira (16), ao menos três pessoas morreram após militares norte-americanos abrirem fogo contra a multidão que estava no terminal de passageiros do aeroporto internacional de Cabul, segundo o jornal Wall Street Journal.
“Ao menos três pessoas foram mortas na manhã desta segunda-feira no terminal de passageiros do aeroporto internacional de Cabul”, onde se concentram milhares de pessoas que querem deixar o país, informou o jornal.
Até o momento, o Comando Central dos EUA não se manifestou sobre o assunto.
De acordo com a emissora Al-Jazeera, o aeroporto de Cabul está caótico devido aos intensos voos de helicópteros que estão retirando os funcionários das missões diplomáticas e à grande concentração de “civis, que estão tentando fugir do Talibã”. As pessoas estão aglomeradas na entrada do único aeroporto da capital.
Antes da chegada dos talibãs a Cabul, um grande número de pessoas começou a abandonar o país e o aeroporto da capital se tornou um cenário de caos e tumultos.
Depois de que o Talibã (organização proibida na Rússia e em outros países) entrou na capital no domingo (15), as tropas norte-americanas controlam o aeroporto, ajudando na evacuação dos funcionários da embaixada e outros civis.