
O uso de dinheiro em espécie está se tornando cada vez mais complicado na Venezuela, uma vez que o bolívar tem perdido 99% de seu valor ao longo dos últimos três anos, com inflação atingindo um pico de 5.790% em 2020.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou plano de digitalizar totalmente a economia bolivariana, eliminando dinheiro em espécie e passando a contar com moedas e transações digitais.
A medida permitiria que Venezuela resolvesse a hiperinflação, que tem destruído sua economia nos últimos três anos, contou Maduro em entrevista à emissora Telesur na sexta-feira (1º), citada pela agência Bloomberg.
“Eles estão travando guerra contra nossa moeda física. Neste ano estamos nos movendo para uma economia digital mais aprofundada e em expansão. Eu estabeleci a meta de uma economia 100% digital”, anunciou o presidente venezuelano, aparentemente se referindo à política de pressão com sanções máximas impostas a Caracas por Washington.
Nicolás Maduro notou que 77,3% de todas as operações financeiras dentro da Venezuela têm sido realizadas em bolívar com cartões de débito, enquanto apenas 3,4% das operações foram pagas com dinheiro em espécie especialmente em transporte público. O presidente também adicionou que 18,6% das operações foram realizadas em dólar.
Matéria completa aqui