O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, recebeu a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNtech neste sábado (19.dez.2020). Segundo a imprensa local, Bibi, como é conhecido, foi a 1ª pessoa a ser vacinada contra covid-19 no país e pediu para que o momento fosse transmitido ao vivo na televisão.
“Uma pequena dose por pessoa, um grande passo para a saúde de todos nós. A caminho da vacina esta noite, pensei sobre as crianças cuidando de seus pais, sobre os netos que querem abraçar os avós. Os proprietários de empresas precisam ser capazes de retomar seus próprios negócios, poder reabrir nosso país e trazê-lo de volta ao que era”, escreveu o primeiro-ministro em sua conta oficial no Twitter.
“Trabalhamos muito para trazer milhões de vacinas ao nosso país. Israel é um dos primeiros países a ter vacinação”, completou. “Esta noite, mais do que nunca, estou animado e orgulhoso de ser o primeiro-ministro de Israel”.
Depois da vacinação, o primeiro-ministro deu uma declaração à imprensa, junto ao ministro da Saúde Yuli Edelstein, que também recebeu o imunizante ao vivo na televisão. A pasta investiu em uma densa campanha na mídia israelense para encorajar a população a se vacinar, diz o jornal Haaretz, um dos mais antigos do país.
Ainda segundo o veículo, os profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados, seguidos pelos idosos e seus cuidadores. Os israelenses com mais de 60 anos e aqueles com comorbidades também serão vacinados no 1º estágio.