×

Ratos, ossos e lama: os ‘alimentos do desespero’ a que famintos recorrem para sobreviver

Em circunstâncias extremas, pessoas desesperadas podem recorrer a lama, frutos de cactos, flores, ratos, ossos descartados ou pele de animais para se manterem vivos.

Ratos, ossos e lama: os 'alimentos do desespero' a que famintos recorrem para sobreviver

Fome, pobreza, guerra, doença — há muitos fatores que podem alterar drasticamente o que comemos.

Por  Swaminathan Natarajan –  A fome severa e a desnutrição são um desafio diário em muitas partes do mundo e sua escala é verdadeiramente gigantesca: o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) diz que “até 828 milhões de pessoas vão para a cama com fome todas as noites” e “345 milhões estão enfrentando insegurança alimentar aguda”.

Antes do Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, a BBC conversou com quatro pessoas de diferentes partes do mundo que passaram fome extrema e perguntou como sobreviveram.

‘Carne de rato é a única que posso comprar’

“Eu como ratos desde a infância e nunca tive problemas de saúde. Eu alimento minha neta de 2 anos com ratos. Estamos acostumadas com isso”, diz Rani, que vive no sul da Índia.

A mulher de 49 anos mora perto de Chennai e faz parte de uma das comunidades mais marginalizadas do país — ela saiu da escola após o quinto ano.

Na estrutura social hierárquica baseada em castas da Índia, seu povo sofreu anos de discriminação, e Rani trabalha para uma ONG que resgata pessoas de sua comunidade — a irula — que estão presos a esquemas de servidão.

“Sempre moramos fora das cidades e vilas. Nossos pais e avós nos diziam que às vezes não tinham nada para comer — nem mesmo tubérculos. Naqueles tempos difíceis, os ratos nos forneciam a comida necessária”, disse Rani à BBC. “Aprendi a pegá-los desde muito jovem.”

As habilidades de sobrevivência que Rani adquiriu quando criança agora ajudam sua própria família a comer — eles cozinham ratos pelo menos duas vezes por semana.

Os irula comem uma espécie de rato encontrada em arrozais, não aquelas normalmente encontradas em casas.

Rani prepara carne de rato de várias maneiras

Leia matéria completa na  BBC News Brasil