×

Rublo desaba após novas sanções, e russos correm para os bancos

Nas maiores cidades russas, longas filas têm se formado na porta dos bancos, onde a população busca sacar recursos diante da crise financeira que se forma.

Rublo desaba após novas sanções, e russos correm para os bancos

Russos fazem fila para sacar dinheiro em caixa eletrônico em São Petersburgo no domingo

Após o abalo sentido com o início do conflito, na semana passada, a crise se intensificou depois que nações ocidentais anunciaram um conjunto de sanções duras no fim de semana, incluindo restrições às reservas monetárias russas.

Veja os principais acontecimentos dos mercados russos nesta segunda-feira:

  • Desvalorização do rublo: a moeda, que já vinha em queda na semana passada, para uma mínima recorde em relação ao dólar e uma queda acentuada de 30% em relação ao fechamento de sexta-feira.
  • Disparada dos juros: para tentar estabilizar a moeda, o banco central da Rússia elevou sua taxa de juros de 9,5% para 20% em uma medida de emergência, e as autoridades disseram às empresas focadas na exportação para estarem prontas para vender moeda estrangeira.
  • Mercados fechados: em razão da turbulência dos mercados, o banco central da Rússia decidiu manter fechado nesta segunda-feira o mercado de ações no país.

Nas maiores cidades russas, longas filas têm se formado na porta dos bancos, onde a população busca sacar recursos diante da crise financeira que se forma. As retiradas significativas fragilizam o sistema bancário, que pode ficar sem fluxo de caixa – e correr o risco de quebrar.

Leia matéria completa no  G1 (globo.com)