O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela convocou os 10 candidatos presidenciais para comparecerem na sexta-feira (2), às 14h, no horário local, para participar na verificação dos resultados das eleições de domingo (28), nas quais o presidente Nicolás Maduro foi declarado vencedor pelo conselho eleitoral.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que comparecerá à nomeação do Tribunal Supremo Eleitoral.
“Estarei lá. Espero que todos os candidatos presidenciais compareçam. Você acha que todo mundo vai? Quem não vai?”, disse Maduro.
Maduro apresentou na quarta-feira (31) um apelo eleitoral à Câmara Eleitoral do Supremo Tribunal de Justiça para realizar uma perícia e certificar os resultados das eleições presidenciais de domingo. Ele acrescentou que está pronto para apresentar 100% das atas que “estão em nossas mãos”.
O presidente venezuelano pediu ainda à Câmara Eleitoral que convoque instituições, candidatos presidenciais inscritos e partidos políticos para, como disse, “comparar o que foi este ataque e elementos de prova”.
A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, afirmou que “já tem como provar a verdade”, destacando que Edmundo González é, na verdade, o presidente eleito do país.
Segundo Machado, a oposição tem acesso a 73,2% das atas eleitorais, que comprovariam a vitória de González.