O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” quando retornar à Casa Branca. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa em Mar-a-Lago nesta terça (7).
“Nós vamos mudar o nome do Golfo do México para ‘Golfo da América’, que nome bonito. É apropriado porque o México tem um déficit enorme com a gente, e nós fazemos todo o trabalho lá”, afirmou o republicano.
O Golfo do México é o maior golfo do mundo, com uma superfície de cerca de 1,55 milhão km², e tem o subsolo rico em petróleo. Trump não detalhou como ocorrerá a mudança.
Durante a coletiva, o republicano Trump ainda atacou o México, dizendo que o país se aproveita dos Estados Unidos nas relações comerciais, e ameaçou aplicar mais tarifas caso o fluxo de migrantes ilegais não seja contido.
Trump também voltou a falar sobre o Canal do Panamá após sugerir que pretendia tomar o controle do local, que pertencia aos Estados Unidos e atualmente é controlado pelo governo do Panamá. Ele não descartou usar militares na iniciativa.
“O Canal do Panamá foi construído para o Exército dos EUA. Ele é vital ao nosso país e está sendo operado pela China, e estão fazendo uma catástrofe. Dar o canal do Panamá ao Panamá foi um grande erro”, afirmou.