O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi sentenciado nesta sexta-feira (10/1) pelo crime decorrente do suborno pago à atriz pornô Stormy Daniels. A Suprema Corte do país negou o pedido do republicano de suspensão do julgamento e o caso foi levado adiante no tribunal estadual de Nova York.
Apesar da condenação, Trump foi sentenciado à “dispensa incondicional”. Isso significa que ele não será preso, tampouco terá de pagar multa. Porém, a confirmação da sentença do caso o torna o primeiro presidente dos EUA a ser condenado criminalmente.
A defesa do presidente eleito havia recorrido à Suprema Corte norte-americana para evitar a conclusão do caso, mas o pedido foi negado nessa quinta-feira (9/1). Em dezembro, o juiz Juan Merchan, responsável pelo processo, já havia dado uma decisão semelhante.
A sentença vem 10 dias antes da posse de Trump na Casa Branca, marcada para o dia 20 de janeiro. Durante o julgamento, ele se declarou inocente e prometeu recorrer da decisão.
Em março de 2023, Trump foi alvo de 34 acusações de falsificação de registros comerciais para disfarçar o pagamento feito à atriz pornô Stormy Daniels. Conforme a investigação do promotor público de Manhattan, Alvin Bragg, o valor do suborno teria sido de US$ 130 mil.
O pagamento teria sido efetuado com o intuito de garantir o silêncio de Daniels, antes da eleição presidencial de 2016, sobre um encontro sexual que ela revelou ter tido com Trump. O republicano negou o fato, mas o caso virou alvo da Justiça.