O perfil do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia divulgou na sexta-feira (11/3) uma foto que seria do “Fantasma de Kiev”, um piloto que teria abatido ao menos seis aviões russos.
Desde o início da invasão da Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, rumores da existência ou não do piloto e de seus feitos no combate aos russos circulam pelas redes sociais, inclusive em perfis oficiais do governo ucraniano.
O personagem é celebrado por usuários das redes sociais. “Olá, vilão russo, estou voando pela tua alma – Fantasma de Kiev”, lê-se numa mensagem postada ao lado da foto do piloto. O post teve mais de 7 mil compartilhamentos até a última atualização.
Não há evidências concretas de que o piloto exista e há a hipótese de que seja apenas uma peça de propaganda para motivar os ucranianos em sua resistência à invasão.
Pelo menos um vídeo atribuído ao “Fantasma de Kiev” já se comprovou falso. Trata-se de um jogo de simulação de voo chamado Digital Combat Simulator (DCS). A Eagle Dynamics, fabricante do jogo, confirmou à agência Reuters se tratar apenas de um jogo.
https://youtu.be/SBBJ_JzV8u4