Um vídeo viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (10) supostamente mostrando um armazém na Síria com captagon, uma droga ilícita que produzida na Síria sob o governo de Bashar al-Assad.
No vídeo, uma voz diz que essa é “uma das maiores instalações de armazém de fabricação de pílulas de captagon”. Pilhas de pílulas são vistas no chão junto com equipamentos para fabricação de drogas.
O grande armazém estaria localizado na sede de uma divisão militar perto de Damasco, comandada pelo irmão do presidente deposto, Maher al-Assad. A CNN não conseguiu verificar o local imediatamente.
Se confirmada, a descoberta apoiaria as alegações dos Estados Unidos e outros países de que o regime de Assad estava envolvido na exportação da droga.
O captagon se tornou um problema social significativo em nações árabes vizinhas e estimulou algumas delas a negociarem com o antigo regime sírio para conter seu tráfico.
Essa é uma droga altamente viciante, contendo principalmente anfetamina, que às vezes é descrita como a “cocaína do homem pobre”. Estudos nos últimos anos estimaram que o comércio anual da droga vale bilhões de dólares.
Acredita-se que ela tenha se tornado uma “tábua de salvação” econômica para o regime Assad enquanto ele estava sob sanções dos Estados Unidos.
No domingo (8), após chegar a Damasco, Mohammad al-Jolani, líder das forças que derrubaram o regime, disse que a Síria havia se tornado “a principal fonte mundial de captagon. Mas hoje, a Síria está sendo purificada pela graça de Deus todo-poderoso.”