O caseiro Rodney Lima Barbosa, 44, foi assassinado com golpes de facão no último domingo (30). O crime foi em um sítio no quilômetro 39 da Rodovia Federal BR-174, zona rural de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros ao norte de Manaus), região metropolitana de Manaus. O corpo da vítima ainda foi enterrado em uma cova rasa.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos do crime foram identificados como o agricultor Francisco Charles Rodrigues de Souza, 51, o “Mordomo”, e o caseiro Ezivaldo de Oliveira de Souza, 26, o “Zé Vaqueiro”. Na última terça-feira (1º) a polícia conseguiu colocar as mãos em Francisco Charles, que confirmou participação no homicídio apenas na ocultação do cadáver. Com ele a polícia também apreendeu três espingardas calibres 16, 20 e 28.
Em depoimento, “Mordomo” revelou que conhecia a vítima e que o assassinato foi planejado em um bar das proximidades. Ele teria se aproveitado da relação que tinha com o caseiro para conversar com ele. Foi o tempo necessário para “Ze Vaqueiro” desferir o primeiro golpe de terçado no pescoço da vítima, que já caiu agonizando. Em seguida o assassino desferiu mais dois golpes, matando a vítima.
Ezivaldo é considerado foragido pela polícia. Ele conseguiu fugir no momento em que os agentes cumpriam o mandado de prisão. O caso segue sob investigação da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em Presidente Figueiredo.