
Sediada no município de Coari, as forças policiais trabalham com o apoio de cães farejadores da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), contam com a atuação de bombeiros especialistas em mergulho profundo
Em mais de cem dias de atuação, a Base Fluvial Arpão já causou prejuízo de mais de R$ 6,3 milhões ao crime organizado com as ações de policiamento realizadas no rio Solimões, em Coari . Cerca de 300 embarcações foram fiscalizadas, desde agosto, período em que 37 pessoas envolvidas com a criminalidade foram presas em flagrante.
O combate ao tráfico de drogas é uma das atividades mais intensas dos policiais engajados na Base Arpão. No período, quase 370 quilos de drogas foram apreendidas, entre maconha e cocaína. A soma do valor de multas ambientais efetuadas no período é de R$ 45 mil.
Formada por órgãos de inteligência e fiscalização dos governos federal e estadual, a Base Fluvial Arpão foi inaugurada pelo governador Wilson Lima no dia 04 de agosto. Com investimentos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o projeto aumenta as ações de combate ao crime organizado, narcotráfico e pirataria na região do interior do Estado.
“Essa base foi idealizada pelo governador, ano passado, e colocada em prática este ano, passando a realizar um trabalho fundamental no combate ao narcotráfico”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Coronel Louismar Bonates.
Efetivos das Polícias Civil, Militar e Federal, integram a Base Arpão ao lado de outros órgãos como o Corpo de Bombeiros Militar, a Força Nacional de Segurança Pública, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Sediada no município de Coari, as forças policiais trabalham com o apoio de cães farejadores da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), contam com a atuação de bombeiros especialistas em mergulho profundo, além do trabalho apurado de investigadores e peritos da Polícia Civil.
De acordo com Bonates, o governador Wilson Lima autorizou a implantação de novas bases para fechar o cerco contra o transporte de entorpecentes no estado.
“Os resultados estão extremamente positivos, gerando maior segurança para a população, e causando enorme prejuízo ao crime organizado. Temos um planejamento com previsão de instalar uma base no Rio Negro, outra no Alto Solimões e outra nas proximidades de Manaus”, disse.
Denúncias podem ser feitas através do 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia em todo o estado.