O Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO) ofereceu nesta segunda-feira, 31, integrantes do Comando Vermelho (CV) pelos ataques contra o 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em junho do ano passado coordenados pela cúpula da facção como vingança pela morte de Erick Batista da Costa, “Dadinho”, membro do grupo criminoso.
De acordo com a denúncia, no dia 06 de junho do ano passado, por volta das 20h40min, o 24º DIP, localizado na Av. Lourenço da Silva Braga, Centro, foi atacado pelo Comando Vermelho do Amazonas (CVAM) por determinação do conselho de cúpula da facção integrado por “Barriga”, “Marcelão”, mano “Kayo, Jhow” e “Gordinho”.
A acusação afirma, também, que os ataques foram coordenados por Samuel Maciel Pereira que montou logística para o ataque com estrutura de pessoal e duas lanchas já que na época havia cheia do Rio Negro, possibilitando o desembarque nas imediações do 24º DIP.
À operação de desembarque e de ataque ao DIP, coordenado pelo Comando Vermelho, participaram Sidynei Matheus (Maranhão) e Leandro Kikael (Diamante), que lançaram granadas e efetuaram vários disparos contra o prédio do DIP.
Outro integrante da fação denunciado pelo Gaeco foi Messias de Oliveira Mangabeira, o “Luanzinho”, designado como piloto de uma das lanchas usadas para a incursão. Charle Lima, ou TX, responsável pelo transporte das granadas, também, foi denunciado.
Dois policiais que chegavam ao local foram recebidos a tiros efetuados por Sidynei Matheus (Maranhão) e Leandro Kikael (Diamante), bem como por outros indivíduos que estavam nas lanchas usadas no ataque. Os disparos foram revidados pelos policiais para repelir o atentado a suas vidas, tendo os acusados se evadido nas lanchas.