O 4º grupamento da Policia Militar (GPM) de Japurá apreendeu 1.200 quilos de maconha tipo skunk, armazenadas em tabletes, nesta segunda-feira (19) em uma ilha nas proximidades do município
O entorpecente foi apresentado nesta quarta-feira (21), no Comando de Policiamento Especializado (CPE), rua Tiradentes, 50, bairro Dom Pedro I, zona centro-oeste de Manaus. O Sargento Cardovan, do 4° GPM, que atuou na apreensão, disse que a polícia foi checar uma denúncia sobre a atuação de criminosos e acabou sendo recebida a tiros.
“A guarnição recebeu vários informes de ‘piratas no rio’, que também estão ligados ao narcotráfico e a alguns homicídios na cidade de Japurá. Deslocamos para verificar com o policiamento fluvial e fizemos abordagem próximo a uma ilha, alguns estavam lá na ilha e nos receberam com disparos de arma de fogo, adentramos na mata e revidamos à injusta agressão. Foi feito um adentramento tático na selva e a cerca de, mais ou menos 200 metros de um terreno muito de difícil acesso, nós localizamos uma lona preta e embaixo estava essa grande quantidade (de drogas).
Fizemos uma varredura para verificar se encontrávamos vestígios de sangue ou similar e não vimos nenhum tipo de situação assim. Enquanto parte da guarnição efetuava a segurança da equipe os demais carregavam nas costas mesmo essa quantidade enorme de entorpecentes, sendo que era muito difícil, porque era um terreno com lama”, explicou o PM.
Os suspeitos que trocaram tiros com os policiais fugiram. Japurá fica na fronteira com a Colômbia, rota estratégica para o narcotráfico, que vem utilizando o Amazonas para a entrada de entorpecentes, distribuídos no estado e no restante do país e exterior.
O Comandante da Polícia Militar, Coronel Vinícius, fez um balanço das apreensões com a participação da PM ao longo de 2022.
“Nas últimas 48 horas a polícia militar apreendeu mais de uma tonelada de entorpecentes, exatamente 1.228 quilos, essa grande apreensão nos últimos dois dias. Mas também queria dizer que neste mês o CPM, que é o Comando de Policiamento Metropolitano, representado pelo Coronel Encarnação, que é o Comandante, aprendeu 400 quilos de droga, o CPAmbi aprendeu 375 quilos e o comando de policiamento especializado (COE) aprendeu nos últimos 30 dias, 2.5 toneladas. Apenas este ano a Polícia Militar já beira a casa de 30 toneladas de apreensões, sendo um recorde histórico da atuação da nossa instituição, ao longo do seu 185 anos”, disse o Comandante da PM.
Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/policia/mais-de-uma-tonelada-de-maconha-e-apreendida-no-interior-do-am/