×

PCC divide Roraima em 19 regionais para controlar o tráfico de drogas

Uma denúncia da Promotoria de Justiça Criminal, do Ministério Público de Roraima, à qual o UOL teve acesso, mostra que o PCC dividiu o estado com o objetivo de instituir as chamadas "bocas de fumo" ou "lojinhas"

PCC divide Roraima em 19 regionais para controlar o tráfico de drogas

Fontes da polícia informaram que a facção tem em torno de 1.500 membros batizados no estado. A criação da 19ª regional indica o aumento do interesse da organização em Roraima.

O Primeiro Comando da Capital (PCC) – organização criminosa do narcotráfico- dividiu Roraima em 19 áreas para controlar o tráfico de drogas, armazenar armas de fogo, munições e expandir os negócios. O número de regiões sob controle da facção é superior ao de municípios —o estado é composto por 15 cidades.

O que se sabe

As 19 regionais são responsáveis pelo controle do tráfico de drogas, armazenamento das armas e munições, por garantir a disciplina dos membros e a execução das funções. Fontes ligadas à segurança pública confirmaram ao UOL que a regional 019 está localizada em região de garimpo.

Uma denúncia da Promotoria de Justiça Criminal, do Ministério Público de Roraima, à qual o UOL teve acesso, mostra que o PCC dividiu o estado com o objetivo de instituir as chamadas “bocas de fumo” ou “lojinhas” —os pontos de comércio de droga. Assim como ocorre em São Paulo, estado onde nasceu a organização criminosa, os membros da facção recebem uma parte do lucro obtido.

A capital Boa Vista concentra cinco regionais administradas pela facção. Isso ocorre, sobretudo, porque quase dois terços da população do estado vivem no município. Dos 652.713 roraimenses, 436.591 moram na cidade.

O sul do estado sofre mais influência do Amazonas, segundo o promotor de Justiça Carlos Alberto Melotto. As regionais 09 e 015, localizadas em Rorainópolis, estão próximas das áreas de domínio de outras organizações, como o Comando Vermelho e facções do norte do país.

Fontes da polícia informaram à reportagem que a facção tem em torno de 1.500 membros batizados no estado. A criação da 19ª regional indica o aumento do interesse da organização em Roraima.

Um áudio atribuído a uma liderança do PCC, conhecida como Escobar, indica a existência da área 019 como regional do garimpo. Na mensagem, o integrante do PCC afirma que retiraria “o pessoal” da região e levaria para um local sem a presença de agentes de segurança. Segundo um agente ouvido pela reportagem, ele se referia aos garimpeiros vinculados à facção.

Leia matéria oficial no UOL Notícias